BEM-VINDOS AO XI ENSUB!

“O XI Encontro Nacional sobre Substrato para Plantas – XI ENSub, foi realizado em Canela-RS, de 25 a 27 de setembro de 2018, onde foi possível a divulgação e debate de assuntos relacionando à produção, manejo e uso de substratos para plantas. Temas relacionados foram amplamente debatidos, como por exemplo: evolução no uso de substratos no Brasil; metodologia de análises de substratos; detecção de pragas; sistemas fechados de cultivo; legislação, fabricação e comercialização de substratos para produção orgânica; robotização de viveiros; micorrizas em substratos; gestão de processos; e sistemas cognitivos em plantas.

O evento contou com 209 inscritos, sendo 58% do público composto por profissionais do Setor (técnicos, fabricantes, comerciantes e consumidores), 20% de alunos de graduação, 13% de alunos de pós-graduação e o restante composto por professores e pesquisadores. O público presente representou 15 estados do Brasil, um participante da Argentina e um de Moçambique.

A programação científica foi composta por 12 palestras, 113 trabalhos em forma de pôster, tendo seus resumos publicados nos Anais do Evento. Além disso, ocorreu uma visita técnica no viveiro florestal da TECNOPLANTA, em Barra do Ribeiro.

Gostaria de agradecer a todo público que se fez presente, principalmente aos palestrantes, pelas excelentes apresentações; aos patrocinadores e aos apoiadores por terem acreditado na nossa proposta, sendo fundamentais para a realização do Evento; à AFLORI pelo apoio e parceria, ao Comitê Científico pelo auxílio na definição das palestras e avaliação dos trabalhos apresentados; ao Comitê Executivo pelo apoio na organização e realização e à INFOBIBOS pela organização.

Convido a todos para participarmos juntos do XII ENSub, no Balneário Camboriú, em 2020.”

Prof. Claudimar Sidnei Fior
Presidente do XI ENSub

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

“É com muita satisfação que apresentamos mais um Encontro Nacional sobre Substratos para Plantas. Essa é a décima primeira edição de um evento que se tornou tradicional para produtores, técnicos, empresas e pesquisadores que atuam no setor de produção de mudas e/ou cultivo de plantas em recipientes.

O objetivo do XI ENSub é reunir informações atualizadas sobre manejo de substratos, cuja abordagem compreenda a adequação do produto em cada processo de cultivo, de acordo com as características dos materiais, de maneira a otimizar o seu uso em função da forma e tamanho do recipiente, regime de irrigação e de fertilização.

Também consideramos de extrema importância, explorar e debater a sustentabilidade do uso de substratos nos diferentes sistemas de cultivo. Por exemplo, o que tem sido feito para minimizar o impacto ambiental decorrente do uso de matéria-prima na formulação de substratos para plantas, e do descarte de resíduos?

Além de uma qualificada programação científica, esperamos oferecer aos participantes o máximo de conforto, pois estaremos reunidos em um ambiente muito acolhedor, cercado de opções de lazer e próximo de inúmeros atrativos turísticos, pois o local do evento situa-se a 2 km do centro de Canela e a 7 km do centro de Gramado.

Sintam-se todos convidados a desfrutar conosco de mais esse importante encontro.”

Presidente do XI ENSub, Dr. Claudimar Sidnei Fior.

“A busca de melhorias tecnológicas faz parte do dia-a-dia dos produtores de plantas, mais ainda daqueles que operam em larga escala. A evolução da Floricultura no Brasil nos últimos 25 anos foi rápida e significativa. Tal progresso não é prerrogativa das flores e plantas ornamentais; abrange também a produção de mudas florestais, frutíferas, hortaliças, plantas medicinais, bem como de plantas para cultivo em grandes lavouras. E esta lista poderá aumentar.

No caminho da evolução foram constatadas vantagens em produzir as mudas vegetais em recipientes, fora do solo in situ. Cada viveirista criou suas próprias misturas “secretas” para substituir o solo como meio de cultivo. Assim foi até as últimas décadas do século passado. Na mesma época surgia, ainda que tímida e isoladamente, por inciativa de algumas empresas, a fabricação de misturas comerciais a serem usadas como substrato para o crescimento vegetal nos mais diversos recipientes. Alguns artigos técnicos nacionais eram publicados, entretanto eram mais frequentes em jornais do que em periódicos científicos.

O desenvolvimento do produto Substrato para Plantas – SPP – foi o passo seguinte, na busca de normativas oficiais para o estabelecimento da indústria deste importante insumo. O Encontro Nacional sobre Substrato para Plantas (ENSub) foi criado com o objetivo de reunir os principais agentes da cadeia produtiva da época: fabricantes de substratos, produtores de plantas, pesquisadores , extensionistas e estudantes, a fim de, juntos, combinarem a teoria com a prática, sob o aspecto legal através do Ministério da Agricultura, MAPA .
Desde então, já se passaram quase 20 anos! Os Encontros foram realizados sob a coordenação de técnicos nas diferentes regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, sempre em duas cidades de cada região. (Sim, falta ainda região Norte! Esperamos poder cumprir o propósito inicial de levar a experiência também aos colegas desta região). Em decorrência desses eventos, a literatura técnica-científica nacional foi enriquecida através da divulgação de anais com os trabalhos e palestras, na forma de livros, CDs, divulgação via internet e, mais recentemente, a inovação dos textos divulgados em Pen-drive.

No Brasil, conforme a região, encontram-se diferentes possibilidades de matérias primas para uso no cultivo em recipientes. Tal variedade é relacionada principalmente com os recursos naturais ou resíduos disponíveis no local. Em 2000, no ENSub realizado em SC, Florianópolis, Dr. Bill Fonteno nos ensinou que não são os materiais em si, mas suas propriedades que os habilitam como bons componentes para uso como SPP. A fim de conhecer tais propriedades, faz-se necessária a caracterização das matérias primas ou das misturas. Como os métodos de análise para tanto diferem dos métodos para outros materiais ou produtos, foi necessário definir metodologias apropriadas, e o MAPA tem publicado várias normas a respeito.

Ainda há muito que conhecer sobre este insumo, tão importante para o cultivo intensivo de plantas em recipientes, assim como o solo o é para as plantas a campo. Com muita alegria vemos o XI ENSub enfocando maior conhecimento nas práticas de manejo específicas de cultivos em recipientes e suas implicações.”

<br>
<br>Presidente de Honra do XI ENSUB, Dra. Atelene Normann Kämpf

CONFIRA OS TRABALHOS SUBMETIDOS POR ÁREA:

Presidente: Dr. Claudimar Sidnei Fior
Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DHS/UFRGS)

Vice-Presidente: Prof. Gilmar Schafer
Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DHS/UFRGS)

Prof. Claudimar Sidnei Fior (DHS/UFRGS)

Prof. Gilmar Schafer (DHS/UFRGS)

Profª Marilia Lazarotto (DHS/UFRGS)

Prof. Paulo Vitor Dutra de Souza (DHS/UFRGS)

Profª Tatiana da Silva Duarte (DHS/UFRGS)

Valdecir Ferrari (Presidente da Associação Rio-grandense de Floricultura – AFLORI)

Yuuki Ban (Tesoureiro da AFLORI)

Alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (UFRGS)

Presidente: Profª Marília Lazarotto
Departamento de Horticultura e Silvicultura (UFRGS)

Profª Elisete Maria de Freitas, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (UNIVATES)

Profª Tatiana da Silva Duarte, Departamento de Horticultura e Silvicultura (UFRGS)

Profª Maristela Machado Araújo, Departamento de Ciências Florestais (UFSM)

Prof. Márcio Carlos Navroski, Departamento de Engenharia Florestal (UDESC)

Profª Caciara Gonzatto Maciel, Curso de Engenharia Florestal (UFRA)

Prof. Robson  Andreazza, Centro de Engenharia, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UFPEL)

Profª Fernanda Londero Backes, Departamento de Fitotecnia (UFSM)

Prof. Antônio Bliska Júnior, Faculdade de Engenharia Agrícola (UNICAMP)

Drª Mônica Ferreira de Abreu (Instituto Agronômico de Campinas)

Drª Maria Helena Fermino, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO)

LOCALIZAÇÃO DO EVENTO

Scroll to Top